Uma ciclofaixa improvisada foi pintada na avenida Domingos Olímpio, durante a noite desta sexta-feira, 1º, em Fortaleza. A intervenção foi realizada pelo coletivo Massa Crítica, em protesto contra o atraso da Prefeitura para a entrega da ciclofaixa oficial na avenida, prometida para junho deste ano.
O coletivo, que já pintou outras ciclofaixas na cidade, anunciou a intervenção no Facebook, ironizando a gestão pública. "Queremos agradecer ao Prefeito Roberto Cláudio, ao secretário-executivo da Secretaria da Conservação e dos serviços públicos Luiz Alberto Sabóia, a equipe do PAITT, a célula de gestão cicloviária e a todos que participaram das reuniões com os gestores de nossa cidade para garantir essa conquista", informa a descrição do evento na rede social.
O Massa Crítica também fez, no último dia 24 de junho, um protesto contra a ausência da ciclofaixa. Na ocasião, a frase "Cadê a ciclofaixa?'' foi pichada no asfalto.
A AMC explica que a ciclofaixa da Domingos Olímpio será apagada e também não orienta a sua utilização, pois a pintura "não atende às padronizações estabelecidas nos manuais técnicos''.
Segundo a AMC, em breve a Prefeitura irá implantar ciclofaixa em conformidade com as recomendações exigidas nas publicações técnicas.
As outras ciclofaixas improvisadas do coletivo foram apagadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) por não obedecerem os padrões estabelecidos no Manual de Sinalização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Conforme a autarquia, as pinturas caracterizam risco à vida das pessoas, pois não atendem critérios técnicos.
A AMC informava que "a sinalização de trânsito é competência exclusiva do Poder Público e que, portanto, a pintura feita na via pública é um ato ilegal". O POVO Online procurou a SCSP, durante a tarde deste sábado, mas ainda não obteve resposta.
Prioridades
Em nota enviada neste sábado, 2, a AMC disse ainda que a expansão da malha cicloviária é uma das prioridades da Prefeitura de Fortaleza.
''No início da atual gestão, a Capital tinha cerca de 72,9 quilômetros de infraestrutura cicloviária, tendo sido duplicada durante os três anos da gestão do prefeito Roberto Cláudio. Atualmente, são 155,6 km de infraestruturas cicloviárias que garantem um deslocamento seguro aos ciclistas'', completa o órgão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário